Enfoque em religiosidade

I Hanamatsuri de São José ocorrerá em abril

O evento divulgará a cultura tradicional japonesa.

(atualizado em )
Por , em Eventos. Link permanente:

No dia 16 de abril, acontecerá na cidade de São José/SC o Hanamatsuri, um evento dedicado à cultura tradicional japonesa.

Hanamatsuri quer dizer festa das flores, mas também é a data de comemoração do nascimento de Sidarta Gautama, o Buda Sakyamuni. Serão realizadas apresentações de banda, artes marciais e danças, além de mostras da cultura japonesa, artesanatos e gastronomia.

Conversei com uma das idealizadoras do evento, a Hisae Yagura Kaneoya.

Flyer do evento

Kantō Radio: Como surgiu a ideia de fazer esse evento dedicado à cultura tradicional japonesa?

Hisae: Quando meus filhos eram pequenos, estudavam em uma escola japonesa de um templo budista. Todo ano eles participavam de um cortejo no aniversário de Buda, e a vestimenta era linda! Depois que vim para Florianópolis, fui conhecer o Hanamatsuri de Curitiba, uma linda festa, e aí sempre pensava que deveríamos fazer um aqui na nossa cidade, passar esta tradição e apresentar um pouco do budismo para os jovens.

Com o “vamos fazer” do Ricardo Hayashi (organizador do evento Anime Gakuen), buscamos a Comunidade Zen-Budista de Florianópolis e a Associação Nipo-Catarinense. Realizamos duas edições na Praça dos Bombeiros. Agora, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José e a Prefeitura de São José nos deram a oportunidade de realizar o I Hanamatsuri de São José, e vamos fazer o nosso melhor novamente com a colaboração da Comunidade Zen-Budista de Florianópolis e a Associação Nipo-Catarinense.

KR: Qual o principal objetivo de fazer este evento na cidade de São José? Qual sua expectativa para o evento?

Hisae: Nosso objetivo é a confraternização e a divulgação das tradições japonesas. Através da divulgação da cultura japonesa, enaltecer a nossa cultura brasileira. O Hanamatsuri acontecerá na praça, aberta para a comunidade. Não sabemos dizer ao certo, mas esperamos que a comunidade não só de São José, mas também a da Grande Florianópolis, venha prestigiar.

No período das 11h às 17h teremos aspectos mais tradicionais da cultura japonesa, com apresentação de artes marciais, taiko, demonstração da cerimônia do chá, oficinas de origâmi, kirigami, japonês, meditação, vivência do rajio taisō e kenkō taisō. Após as 17h, teremos as apresentações das bandas, e aí acredito que o público jovem estará presente em massa. Durante todo o dia haverá culinária típica para as pessoas se deliciarem.

Será que serão 500 pessoas? Mil pessoas? Não sei mensurar.

Festividade religiosa

KR: Em relação aos demais eventos relacionados com a cultura japonesa, qual o diferencial do Hanamatsuri? Em sua opinião, o que mais vai chamar a atenção do público, principalmente dos que não estão acostumados com a cultura?

Hisae: O diferencial deste evento é a presença da parte religiosa. É poder banhar em chá doce o Buda menino, é poder conhecer as religiões que predominam entre os japoneses: o zen-budismo, o budismo e a religião de origem xintoísta.


Agradeço à Hisae pela disponibilidade em participar desta pequena entrevista.

Informações Link

  • Data: 16 de abril de 2016
  • Horário: 11h às 22hs
  • Local: Centro Histórico de São José