Polêmica ou equívoco?

Disney cancela contrato com PewDiePie

Youtuber é acusado de antissemitismo e referências ao nazismo.

(atualizado em )
Por , em Ocidente. Link permanente:

PewDiePie, o youtuber mais bem pago do mundo, teve seu contrato com a Disney anulado. O sueco foi acusado de antissemitismo por ter vídeos contendo ofensas aos judeus e referências ao nazismo.

Em sua defesa, alega que foi apenas um mal-entendido, afirma que nunca apoiou o ódio aos judeus e que tudo não passou de uma brincadeira. Mesmo defendendo-se, pediu desculpas para as pessoas que possam ter se sentido ofendidas e que não foi sua intenção.

A ideia de PewDiePie quando produziu seus vídeos era de demonstrar como o mundo está caótico e que as pessoas fazem tudo por algum dinheiro. Ele ofereceu 4,99€ para um grupo na Índia escrever “morte a todos os judeus” e enviar um vídeo a ele. O produtor de conteúdo diz que se sentiu surpreso quando recebeu o vídeo, pois achou que ninguém faria algo assim, mas incluiu o vídeo mesmo assim. Existem outros vídeos com referências diretas ao nazismo, como Jesus perdoando Hitler e dizendo que ele não havia feito nada de errado e um outro em que PewDiePie faz uma ligeira saudação nazista ao som do hino do partido e brinca com uma suástica feita por um fã.

O sueco ainda afirma que quem acompanha seu canal sabe que o tom era de brincadeira e acha risível que seus contratantes tenham-no interpretado desta forma, mas tornou a descupar-se e que entendeu que suas piadas haviam passado dos limites e tornaram-se ofensivas.

O histórico de PewDiePie está a seu favor. Sempre combateu os bullies e tentou espalhar um pouco de bom senso e amor entre seus fãs. O nazismo deixou uma ferida muito profunda e ainda recente no mundo, e qualquer referência ao assunto deve ser tratada com cuidado. É um tema que não cabe em uma piada.

ATUALIZAÇÃO BY AMF (00:17): A Google também resolveu cortar laços, removendo o canal dele no YouTube do Google Preferred (o canal em si, no entanto, ainda segue ativo), além de cancelar o Scare PewDiePie no Youtube Red.