Descanse em paz

Masaya Nakamura, in memoriam

Responsável por Pac-Man. Um visionário do entretenimento.

(atualizado em )
Por , em Principal. Link permanente:

Masaya Nakamura nasceu dia 24 de dezembro de 1925, no Japão. Sempre reservado, pouco se sabe sobre sua infância.

Nakamura fundou a Nakamura Manufacturing em 1955, renomeando-a para o nome que conhecemos hoje somente em 1977. No início, o foco da empresa era o desenvolvimento de brinquedos e estruturas para parques de diversões e outros complexos de entretenimento. Com o passar dos anos, a revolução de games começou a chamar a atenção, foi quando ele resolveu mudar o nome da empresa para Namco, que são as iniciais de Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company. Fora iniciada a transferência de foco em seus produtos, mas sempre visando o entretenimento do público.

A Namco entrou de cabeça no mundo dos arcades e em seus primeiros anos no mercado de games já produziu o sucesso Galaxian (1979). Mas foi no ano seguinte que o maior trunfo da empresa entraria no mercado.

Em 1980 foi lançado Pac-Man, desenvolvido por Tōru Iwatani. O game fez sucesso imediato e foi um dos jogos mais populares da época. Inovando com a mecânica de power-up e por dar personalidade aos inimigos, foi um marco para o mundo dos games e deve ser respeitado como um dos melhores jogos já desenvolvidos, tendo em conta a tecnologia utilizada na época. Pac-Man é o arcade de maior sucesso já lançado, concorrendo diretamente com Space Invaders (Taito Corporation) que, apesar de ter rendido mais financeiramente, não é tão lembrado.

Em 1993 lançou um dos clássicos da corrida arcade, Ridge Racer, mas foi em 1994 que disparou nos consoles com Tekken, reconhecido como o melhor game de luta com tecnologia 3D.

Em 2005 a concorrente Bandai fundiu-se com a empresa de Nakamura, fundando a Bandai Namco. Já em idade avançada, o empresário ocupou uma posição honorária na Bandai Namco Entertainment.

Em 2007 recebeu o prêmio Order of the Rising Sun, laureado com os Raios Dourados com Roseta, do governo japonês, graças a sua contribuição ao país. Também é homenageado, como pessoa, no Hall da Fama dos Videogames, junto com Pac-Man.

Hoje, dia 30 de janeiro de 2017, a Bandai Namco anunciou que, no dia 22 de janeiro, Nakamura faleceu pouco mais de um mês depois de completar 91 anos. O motivo de sua morte não foi divulgado.

É um forte golpe aos fãs de games pelo mundo. Nakamura viveu uma vida inteira para levar entretenimento as pessoas, é reponsável diretamente por parte do sucesso do Japão no cenário de jogos eletrônicos.

Alguém que sempre trabalhou para trazer alegria a tantas pessoas no mundo não merece ser lembrado com tristeza. Sua vida foi a história dos videogames. Que sua memória seja honrada e sempre lembrada por todos nós.

Obrigado por tudo, Nakamura-Sama