Faça do mundo seu quintal

Quer viajar, mas não sabe como? 😞

Dicas para viajar economizando 😛

(atualizado em )
Por , em Principal. Link permanente:

Às vezes nos sentimos perdidos sem lugar no mundo, buscando algo que não se sabe o que é. O tempo passa, e essa sensação se torna um desejo de liberdade. Aquela sensação de ter perdido as asas que te davam poder de ir à luta pelos seus sonhos, de voar alto, de ir em busca do inalcançável na opinião dos outros. Aquele sentimento que diz: vamos? Chegou sua vez de ser feliz! Escuta isso, é a voz do seu coração pulsante, ansiando por novas descobertas!

Vou compartilhar nesta coluna dicas em sequência de artigos. Vários pontos serão abordados; se segui-los, sua viagem vai ser uma experiência incrível.

Preparativos Link

Primeiramente, vamos planejar com antecedência, principalmente viagens ao exterior. Possui um passaporte? Não? Então tire-o o quanto antes.

Passaporte: documento que você precisa para viajar para qualquer país, emitido pela Polícia Federal. Atualmente a taxa para confecção de um novo passaporte é de R$ 257,25. Informações sobre a documentação necessária, a solicitação do mesmo, agendamento de atendimento, entre demais assuntos você encontra no site da PF.

Visto: selo que demonstra que você foi autorizado a entrar em outro país, colado em seu passaporte. “Mas como consigo esse visto?” Em uma embaixada ou consulado. Para que o consulado ou embaixada do país para onde quer ir lhe conceda o visto, é necessário que você já possua as passagens de ida e volta, com datas definidas, e também o local exato onde irá se hospedar.

O segundo passo para uma viagem tranquila são:

  • Planejamento do dinheiro;
  • Planejamento do tempo.

Planejamento financeiro Link

Os três grandes fatores que vão determinar a quantia necessária para sua viagem são:

  • o preço da passagem;
  • o preço da hospedagem;
  • os gastos com passeio e alimentação.

Esse dinheiro você não precisa ter agora, mas tem que calcular o quanto vai precisar. Então, comece a poupar (não é à toa que se chama planejamento).

Independentemente de quando pretende viajar, pesquise já a quantia que deverá juntar. Essa atitude te ajudará a encontrar formas de ganhar mais e a ter economia, pois poderá calcular o quanto deve economizar por mês ou a enxergar formas de ganhar um pouco mais.

O preço pode variar de acordo com a moeda (real, dólar, iene) e a época do ano. Planeje com uma margem de segurança de 30 a 50% além da quantidade calculada. Escreva em um papel ou monte uma planilha de cada etapa, podendo assim saber o valor final. “Planejar é ter segurança.”

(Eu pretendo viajar para o Japão em 2019 e desde já estou economizando :V)

Planejando o tempo Link

Dependendo para onde vai, a viagem pode durar de 19 a 30 horas dentro do avião. Por ser uma viagem longa, não vale a pena ir para passar um final de semana ou pouquíssimos dias. Para aproveitar, é melhor reservar no mínimo duas semanas.

Liberar um tempo na sua agenda é essencial. Se você trabalha, escolha uma época em que seja possível tirar férias. Se for estudante, deverá ser em período de férias escolares. Faça isso com antecedência.

Pesquisando preço de passagens Link

Quando tiver um tempinho, brinque de pesquisar passagens com datas, classes de assento e locais diferentes, assim você ficará ciente de como funcionam os preços das passagens.

Na maioria das vezes, compensa comprar passagem diretamente do website da companhia aérea e não por sites de terceiros. É raro uma companhia aérea vender passagens pela internet com pagamento por boleto ou transferência bancária. Essas formas de pagamento são possíveis apenas se você comprar a passagem por intermédio de uma agência de viagens. A tendência é que o preço fique maior, devido à taxa do serviço da agência. Agora, se já tem definida a data da viagem, já há passagens aéreas disponíveis e já está em condições financeiras para sua viagem, já pode realizar a compra da passagem e realizar seu sonho.


Ainda tem dúvidas quanto a esta primeira parte do artigo? Esqueci de citar algo? Pergunte, assim que possível responderei. Estou aberta a dicas😛

No próximo artigo: Dicas de destino, hospedagem e roteiros de viagem.